Saúde

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SEMUS-Secretaria Municipal de Saúde desmente boatos e vídeo divulgando Fake News

Fomos surpreendidos na data de ontem, 02 de junho, pela postagem de um vídeo divulgado nos grupos de WhatsApp em que alguém alega que uma moradora de São João do Caru teria sido deixada em casa após falecer sem qualquer assistência por parte da Administração Pública, em especial da Secretaria de Saúde do Município. Trata-se de uma MENTIRA, forjada com evidente e perverso objetivo político. Os fatos ocorreram de maneira diferente do que relatado maldosamente em tal vídeo, onde na verdade os fatos ocorreram como se segue: 
A paciente chegou à Emergência do Hospital Municipal com o filho e o marido, o marido estava com dor epigástrica e foi administrada a medicação e logo foi embora. A paciente permaneceu na Unidade com a pressão arterial alterada e foi administrada a medicação indicada, em seguida apresentou dificuldades respiratórias, momento em que foi realizada nebulização e em seguida já administrado o oxigênio. Neste momento o médico, Dr. Carlos Celso avaliou a paciente e diante da necessidade já encaminhou a mesma para São Luís acompanhada da Enfermeira e do Técnico de enfermagem Plantonistas. Durante todo o percurso foi administrado oxigênio, sendo acompanhada a saturação da paciente, porém a equipe que fazia a transferência da paciente avaliou a necessidade de fazerem uma parada em Santa Inês para atendimento emergencial, porém recusaram a paciente, diante disso seguiram viagem pra São Luís e no caminho, infelizmente a mesma veio a óbito, momento em que retornaram pra Santa Inês pra confirmar o óbito, porém não obtiveram muita atenção. Não restando mais nada que se pudesse fazer, a equipe retornou a ao Município de São João do Caru, onde foram recebidos pelo filho da paciente, momento em que o questionaram sobre o caixão, tendo este respondido que tinham entrado em contato com a funerária e já estava sendo providenciado, o que não ocorreu. Ressalta-se que, tão logo se teve a informação de que à família não teria condições para custear o Caixão, imediatamente foi disponibilizado pela Administração a Urna Funerária, o que possibilitou um enterro digno. 
Ressalta-se, por último, que não houve negligência no atendimento da paciente, e que não é o momento para palanques políticos e sim de união e valoração e consideração pelos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e outros profissionais da saúde que se entregam de corpo e alma, expondo-se na linha de frente desta guerra contra essa Pandemia Mundial causada pelo COVID19-19.

 

Secretaria Municipal de Saúde - Saúde e Cidadania

Prefeitura Municipal de São João do Caru - Recomeçar Para Construir

DECOM - Departamento de Comunicação Social

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de São João Do Caru

PREFEITURA MUNICIPAL DE SãO JOãO DO CARU

RUA DO LIMÃO \ E-MAIL: ouvidoria@saojoaodocaru.ma.gov.br \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO CARÚ - MA \ CEP: 65385000

CONTATO