Prefeitura Municipal de São João do Caru larga na frente e realiza a adesão ao Programa Cheque Cesta Básica - Gestante

A Prefeitura Municipal de São João do Caru e 38 municípios maranhenses realizaram a adesão ao Programa Cheque Cesta Básica – Gestante.

O Programa tem como objetivo incentivar a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda do Maranhão e reduzir as mortes materno-infantis no estado.

“A gestão estadual visa metas e resultados que impactem diretamente na rede materno-infantil. Com o programa, continuamos a executar em parceria com os municípios a política de saúde, ampliando o acesso aos serviços de saúde. O acompanhamento pré-natal é muito importante para garantir a saúde de mãe e bebê, pois pode detectar precocemente patologias maternas e fetais, que podem interferir no bom andamento da gravidez e do pós-parto”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os municípios que aderiram ao programa são: Açailândia, Afonso Cunha, Alcântara, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amarante, Anapurus, Bacabeira, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Brejo, Cajapió, Colinas, Coroatá, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Junco do Maranhão, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande, Loreto, Matões, Montes Altos, Olinda Nova, Penalva, Pirapemas, Primeira Cruz, Santa Filomena, São Domingos do Azeitão, São Domingos, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São João do Sóter, São Luís, São Mateus, Tuntum e Turiaçu.

A partir da confirmação da adesão, as gestantes do município podem ter acesso ao benefício após a realização do cadastro da gestante no Sistema Mãe Maranhense, o sistema deve manter-se com frequentes atualizações de informações de cada beneficiária para manter a regularidade dos repasses das até (09) nove parcelas de R$ 100,00, pago diretamente à gestante, dessas nove parcelas, até seis serão repassadas durante a gravidez e as demais nos primeiros meses de vida da criança, para ser utilizado exclusivamente, na aquisição de alimentos.

- A comprovação da renda familiar deverá ser feita mediante o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), administrado pelo Governo Federal.

– Para ingressar no programa, a gestante deve procurar a rede pública de saúde até a 12ª semana de gestação, estar cadastrada no município maranhense em que mora e possuir renda familiar mensal que não ultrapasse um salário mínimo. O cadastro será realizado pelo Município na primeira consulta pré-natal.

“Estamos comemorando mais uma das inúmeras conquistas para a Saúde do nosso município, corremos atrás e fomos contemplados de imediato, nossa gestão vem buscando superar as dificuldades para poder oferecer uma saúde de qualidade aos munícipes, com essa conquista estamos recebendo um imenso reforço para incentivar a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda”, destacou Francisco Vieira Alves – Prefeito Municipal

Secretaria Municipal de Saúde – Saúde e Cidadania